sábado, 1 de outubro de 2011

Quando Os Sonhos Se Dissipam

Era uma vez, uma menina sonhadora que movida pela paixão resolveu escrever um livro e criar um blog. Poucas pessoas acreditaram que ela chegaria ao final e menos ainda que um dia seu livro seria publicado, mas ela foi corajosa e decidida. Após um ano de dedicação, inúmeras correções, leituras intermináveis, frustrações, falta de inspiração, angústias, críticas e lágrimas, ela consegue colocar o ponto final. Quase 400 páginas de pura magia e emoção. Das poucas pessoas que acreditaram realmente no meu sonho, eu quero citar aqui uma amiga que, apesar de estar afastada de mim, continua sendo importante na minha vida, a eterna Fran, minha Frozinha cabeça dura que chorou ao terminar de ler o livro. Meu ex marido Vicente, que me ajudou com a correção. Paulo Henrique Reis, meu grande amor, que por puro egoísmo, tanto meu quanto dele, também não está presente nesse momento mágico da minha vida e meu adorável amigo Cima. Não posso esquecer de citar aqui, as pessoas que já leram o livro, que lhes foi enviado por e-mail e deram suas opiniões. Eu estou aqui hoje, para dividir com vocês o parecer técnico que a editora universitária deu após aprovar o romance para a publicação.


"Trata-se de um romance literário envolvente que narra a trajetória de personagens fortes que se entrecruzam do começo ao fim em um emaranhado de pequenas e grandes surpresas. O romance ambientado na cidade de Curitiba revela uma trama de encontros e desencontros tendo como pano de fundo a família Vanzolini e personagens ao redor desta estrutura familiar. O texto é envolvente e prende a atenção do leitor em uma espécie de magnetismo existencialista, sendo esta uma de suas características marcantes. Com diálogos curtos e expressivos, o romance inova trazendo como elemento diferencial os perfis psicológicos, suas origens e trajetórias das personagens envolvidas e aos poucos suas ligações diretas e indiretas. A trama envolve dois núcleos principais de personagens, tendo o primeiro núcleo a médica Dra. Amanda como protagonista maior e suas colegas de quarto, Sophia e Rebeca, também com grande destaque no enredo. O segundo núcleo é formado pelo engenheiro Marcos Vanzolini, a família Vanzolini e personagens ao redor desta estrutura. O romance não traz um sumário pontual, mas destaca pequenos subtítulos que direcionam a trama e dão continuidade aos atos subsequentes. O miolo do romance dá ênfase a relação amorosa de Marcos e Amanda e um romance paralelo envolvendo a jovem garota de programa Sophia, além de uma inter-relação entre as personagens com desdobramentos passionais que culminará com mortes e um final surpreendente."


Eu não contive as lágrimas ao ler esse parecer. Mais uma vez obrigada a todos que acreditaram que o livro QUANDO OS SONHOS SE DISSIPAM, sairia da tela do computador!


Silvana Hennicka!!